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Jogos de matemática

on 16 de junho de 2009

Jogo do 21

Reúna os alunos em duplas distribua papel e dois lápis coloridos. Solicitar que façam uma tabela com 21 números de acordo com a sequência abaixo

Exemplo:

1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21

Como jogar

O primeiro jogador marca, com o seu lápis de cor, um ou dois números consecutivos iniciando do número 1.
O outro pode, nessa mesma seqüência crescente, optar por marcar um ou dois números e assim sucessivamente até 21.
Vence o jogo aquele que marcar o número 21.
Verificar entre os seus alunos aqueles que forem descobrindo a estratégia para ganhar o jogo. Assim que a dupla chegar a uma conclusão, solicitar que escrevam essa conclusão no caderno, da forma como a entenderam.
Utilizar a mesma estratégia para o número 22 e observar se a conclusão sobre a estratégia muda. Pedir que as duplas comentem em voz as conclusões a que chegaram.

Bingo das metades

Papel A4, lápis e sementes.
Pedir aos alunos para dobrarem uma folha de papel pela metade, de cima para baixo;
Repetir a dobra mais uma vez, de cima para baixo;
Em seguida, abrir a folha e dobrá-la na metade de um lado para outro, e repetir o procedimento; Eles terão uma folha dividida em 16 partes.
Solicitar que os alunos preencham cada uma das 16 partes com numerais variados de 1 a 20.
Fazer um tabuleiro de controle dos números sorteados para sua conferência.
Cantar os numerais a serem marcados (podem utilizar feijão ou pedacinhos de papel) nas folhas preparadas por cada aluno, utilizando-se os termos metade e dobro.
Ex.:
metade de 8 = marca na sua folha o aluno que tiver o número 4;
dobro de 5 = marca na sua folha o aluno que tiver o número 10.
Faz bingo quem preencher corretamente toda a folha.

Nós temos o número

Preparar cartões com representação da quantidade correspondente aos numerais (no máximo de 1 a 20) na parte da frente.
Organizar a turma em grupos (de forma que cada grupo receba um número de cartões iguais).
Escrever os problemas na parte de trás do cartão
Nós temos 2
Quem tem duas vezes o 2:
(parte de trás do cartão)
Fazer uma planilha com operações simples que garanta que todos os números sejam chamados sem duplicação de resposta.
Sortear um grupo para iniciar a atividade, lendo um dos seus cartões. O grupo que tiver a resposta faz a leitura em voz alta e dá continuidade ao jogo, lendo a questão que está atrás do seu cartão, e assim por diante.
Verificar se todos do grupo têm a oportunidade de responder e falar. Essa estratégia também pode ser pensada individualmente.

Reta numérica

Quadro-de-giz, 12 cartões numerados de 1 a 12, 12 cartões com os nomes dos meses do ano. Elaborar uma reta numérica no quadro-de-giz para organizar os meses do ano. Essa atividade pode atender diversos tipos de organização com numerais (lista de chamada, antecessor e sucessor, pares e ímpares, etc.)
Dividir a turma em 12 grupos
Distribuir, entre os grupos, os cartões numerados e os com os meses do ano.
Atente para não entregar ao mesmo grupo o cartão com o numeral e o que tenha o mês correspondente.
Sortear um grupo para iniciar.
O grupo sorteado escolhe um cartão com o nome de um mês e oferece dicas à turma para que se descubra o mês escolhido.
Ex.: mês da primavera... mês que iniciaram as aulas, mês em que se comemora o Natal, etc.
O grupo que tiver o cartão com o numeral que representa o mês vai até o quadro- de-giz e escreve na reta numérica o numeral na ordem crescente e o nome do mês correspondente. Os alunos podem usar as abreviaturas dos meses. Nesse acaso, lembre-se de que, segundo as normas da ABNT, todos os meses devem ficar com 3 letras, com exceção de maio que fica com as 4, iniciar com letra minúscula e levar o ponto característico da abreviatura. O grupo que foi ao quadro-de-giz dá prosseguimento à brincadeira.
Os alunos podem reescrever a reta numérica completa em seus cadernos ou transpô-la em forma de gráfico ou tabela.
Questionar de que outra forma matemática essa reta numérica poderia ser representada.

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