;

A vovó que alimentava os pombos

on 16 de junho de 2009


A VOVÓ QUE ALIMENTAVA OS POMBOS

Era uma vez uma senhorinha muito bondosa, que pensava que, alimentando os pombos, estaria praticando uma boa ação. Então, todos os dias, na mesma hora e no mesmo lugar ela colocava pedaços de pão ou grão de milho para um casal de pombos que visitava o seu jardim. Mas vocês nem podem imaginar o que aconteceu!
Os bichinhos pararam de procurar frutas, insetos e grãos e de morar na natureza, e se mudaram para os telhados e forros das casas. Deixaram, também de fazer o que as aves fazem quando estão no seu hábitat, que é controlar o crescimento dos insetos e semear as sementes que deveriam comer. Isso mesmo, em suas fezes, os pombos devolvem para a natureza as sementes prontinhas para brotar, pois seus dejetos são adubos naturais.
Bem, a gentil vovó, sem saber, fez algo errado. Não demorou muito, aquele casal de pombos teve filhos, e seus filhos tiveram mais filhos, e os filhos dos filhos também nasceram...com isso, surgiu um batalhão de pombinhos que, em vez de símbolos da paz, passaram a ser símbolos de muita confusão. Sabem por quê? Começaram a aparecer outros tipos de batalhões. Sim batalhões de ratos, baratas, moscas, que eram atraídos pelos restos de comida e pelo coco das avezinhas.
E não parou por ai, pois, além da contaminação provocada pelos fungos e pelas bactérias existentes na fezes dos pombos, os carros da redondeza eram atingidos pelo terrível mau cheiro delas e tinham a pintura manchada. Os ninhos dos pombos entupiam as calhas e a água da chuva enchia as casas de goteiras. A vovozinha, envergonhada, acabou se mudando de cidade e para fugir da confusão, mas os tais pombinhos demoraram um tempão para irem embora também.


Eu já trabalhei com meus alunos e foi uma aula muito interessante.

Texto: Izildinha Houch Micheski

Material: folha A4 branca

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!